segunda-feira, janeiro 23, 2017

Trança folhada com creme de pêra| Sem glúten e Sem Lactose

No fim de semana apeteceu-nos um docinho! 
Mas sabem aquela vontade que nos dá e não sabemos bem o que comer para matar a gula? Era assim que estávamos!! 
Tinha-me sobrado uma massa folhada, dos pasteis de nata que tinha estado a fazer, e pensei usa-la numa tarte de pêras! Pois bem, não saiu tarte mas sim uma trança folhada. Tudo a ver, dizem vocês! 


O recheio pode ser do que quiserem, ou do que mais gostarem....de puré de fruta, de cubinhos de pêra ou maça polvilhados só com canela, de uma compota mais gulosa que tenham em casa, com mais ou menos açúcar, enfim, vocês decidem. 



 * com as laterais redondas que sobraram, uni-as e fiz essa amostra de folhado eheheh nada vai fora, claro!

O meu recheio fiz assim:
O que vamos precisar:
1 embalagem de massa folhada Croustipate
3 pêras descascadas e cortadas em cubos
1\4 de Courgete descascadoe e cortado em cubos
Sumo de uma laranja grande
1 a 2 estrelas de anis
1 pau de canela
5 a a 6 colheres de sopa de açúcar (podem optar por não colocar açúcar, como optar por colocar mais)
1 ovo para pincelar 
amêndoa ralada ou sementes ou açúcar em pó para polvilhar 

Mãos na massa:
Num tacho levar ao lume o sumo de 1 laranja com os restantes ingredientes, mexer para envolver todos os ingredientes e se misturem com o sumo da laranja. 
Deixar ferver bem, indo mexendo aos pouco,  até ficar meloso e a fruta suficientemente mole. Retirar as estrelas de anis e o pau de canela e com a ajuda de uma varinha mágica reduzir a mistura a puré. Se acharem que a mistura ficou muito liquida levem de novo ao lume até engrossar mais um pouco.

Estendam a massa da Croustipate, com um rolo de estender, aproximado-a de um formato mais rectangular ou quadrado. Cortem as partes redondas das pontas e reservem.*


O corredor que fica no meio será onde vão colocar o recheio. Nas laterais façam cortes na diagonal iguais de um lado e do outro (o meu exemplo não serve ahahah). Com um pincel molhado humedeçam as laterais, para que colem umas ás outras, quando estiverem a entrançar.


Comecem por enrolar uma das pontas de baixo e depois comecem a entrelaçar, colocando uma ponta de um lado por cima do recheio e depois uma ponta do outro lado e assim sucessivamente até terminar. 

Pincelem toda a trança com um ovo batido + um pouquinho de agua e polvilhem a gosto com a amêndoa picada ou sementes. Levar ao forno (190ºC)  até que fique cozida e dourada. Retirem do forno e deixem arrefecer um pouco. Podem devorar!!

*Bj sem espiga
Bom apetite

1 comentário:

  1. Uau.
    Isto tem tão bom aspecto. E o bolo de tangerina também! ai ai...
    Descobri hoje o teu blog e já estou com fome! Parabéns!
    Bjs
    http://andreiamoita.pt/

    ResponderEliminar