quarta-feira, outubro 05, 2016

Calzone sem gluten

Por vezes oiço dizer que fazer pratos de carne assada dá imenso trabalho ou que se torna aborrecido andar uma semana inteira a comer as sobras da carne assada, já seca e sem o sabor original.
Pois é, eu acho precisamente o contrario. Fazer carne assada, no forno, é dos jantares que mais simples que há, pois como costumo dizer faz-se sozinho! Tempera-se a carne junta-se umas cebolinhas e umas batatinhas, rega-se com vinho e pronto o forno faz o resto!!

Aqui em casa e, apesar de fazer mais quantidade, só se come carne assada uma vez. As sobras deste prato dão-me imenso jeito, primeiro porque a carne já está cozinhada e cheia de sabor e depois porque estas sobras fazem segundos pratos fantásticos e duplamente saborosos. 

E foi o que se passou,  esta semana resolvemos fazer carne assada e vai daí, triturei as sobras da carne assada, retirando cuidadosamente todas as gorduras. Reservei umas 200 gr para croquetes e ainda me sobrou umas 100gr com as quais fiz este belo calzone, para dois, bem saboroso para o jantar! 

E quem diz que são restos ou sobras? 


O que vamos Precisar:
1 massa de pizza sem gluten (marca Croustipate) ou massa folhada
Para rechear usem o que vos tiver a "chatear" no frigorífico. O interior de um calzone pode ter o que vocês quiserem ou o que a vossa imaginação quiser, se quiserem fugir ao tradicional. Eu usei o seguinte:
Queijo fatiado cortado ou ralado;
molho tomate
Oregãos
carne assada triturada,  
Gogumelos frescos 
Natas
Mãos na massa:

Primeiro estiquei um pouco a massa, sobre o papel vegetal, que já vem com ela, e com o rolo! Só para ficar um pouco maior e mais fina.
Fiz uma cama de queijo, oregãos e tomate. Por cima coloquei a carne, os cogumelos cortados, um pouco mais de queijo e reguei com um pouquinho de natas, para não ficar tão seco.

Seguidamente fechei o calzone e pincelei com ovo. Por cima salpiquei com oregãos.
Foi ao forno a 200ºC até ficar douradinho.




Sem comentários:

Enviar um comentário