sexta-feira, janeiro 03, 2014

Bolo de chocolate cremoso - sem gluten

Ontem e hoje foram dias de descanso. Dias para repor energias e para saborear calmamente os primeiros dias de 2014.

Estou por casa a terminar as "merecidas"
Acordei tarde. Passei os olhos nas noticias que queria ver. Sentei-me no sofá, pensando nas soluções que postei aqui, fiz o zapping normal pelo Bloglovin. Depois pela televisão ficando-me pelo Masterchef! Mas o descanso e o sofá "foi sol de pouca dura" assim que vi este bolo a ser preparado. 

A maneira, pouco habitual, como foi feito despertou-me a curiosidade, assim como, a vontade de o provar quando vi todo aquele chocolate quente e cremoso a transbordar, "sem eira nem beira"

Não posso ver programas de culinária que é isto!! Rapidamente dei o salto da sala para a cozinha! No fundo a cozinha é o meu ponto de partida, a minha distracção, adoro lá estar e poder pôr em cada receita a minha alegria. 

Digamos que não saiu apresentável à vista,  mas fez as delicias da boca mais gulosa que já conheci! 

E este foi o lanche da 1ª sexta feira de 2014. Assim bem guloso, apetitoso e cheio de felicidade.










  • Acompanhei-o com iogurte, mirtilos e framboesas, mas podem optar por uma bola de gelado, bem fria a contrastar com o creme quente deste bolo milagroso!!

    Bom apetite
    *Bj sem espiga

    VER RECEITA

  • O que vamos precisar:
      Parte I
2 copos de farinha doves farm (sem gluten)
3 colheres de sobremesa de fermento em pó
4 colheres de sopa de chocolate em pó nesquik
½ colher de sobremesa de sal
1 ½ copo de açúcar
1 copo de leite
6 colheres de sopa de óleo
Essência de baunilha a gosto

    Parte II
1 copo de açúcar mascavado
1 copo de açúcar
½ copo de chocolate em pó nesquik
3 copos de água bem quente

Pré-aquecer o forno a 180ºC. 
Untar com manteiga um pirex ou forrar com papel vegetal.

Começar por misturar a farinha, o fermento em pó, o chocolate (parte I), o sal, e o açúcar (parte I). Adicionar o leite, o óleo e a essência de baunilha. Com a ajuda da batedeira bater por 1 a 2 minutos e coloque a mistura no pirex.

À parte, misture o açúcar mascavado, o chocolate e o açúcar (parte II) e forme uma camada sobre o preparado anterior. 

Por cima das duas camadas anteriores, verter a agua bem quente, com a ajuda de uma colher,  para não misturar as camadas.

Vai ao forno por 40- 50 minutos. Antes de servir, deixar arrefecer por 30 minutos.

Escolher um pirex alto OU utilizar papel vegetal bem alto, para que não verta para fora. Este bolo é mentiroso... cresce bastante e depois vem abaixo...bastante.


1 comentário:

  1. hum, tem mesmo bom aspeto:) já se comia por aqui...eu acabei de fazer um bacalhau com natas sem glutem e sem lactose que está fantástico, depois do almoço pode ser que ainda faça este bolo pois abriu me o apetite:)

    ResponderEliminar