segunda-feira, outubro 16, 2017

Queques da avó | sem gluten




Esta receita é antiga, tão antiga que era da minha avó. Lembro-me de a fazer com ela, de a tentar ajudar ou (des)ajudar ahhaha mas eu adorava separar as forminhas brancas de papel que ela tinha dentro de frascos empilhadas, e depois deitar a massa dentro delas. Ficava tudo sujo, mas ela não se importava nada com isso, gostava ela que eu estivesse junto dela e gostava eu de estar com ela na cozinha. Aliás, ainda hoje penso que foi ela que me deixou o bichinho da cozinha. Às vezes dou por mi a pensar que se ela cá estivesse fisicamente seriamos um desafio uma da outra, uma dupla imbatível na cozinha.  

Tinha tantas saudades destes queques, mas não me lembrava da receita. Eu sabia que estava escrita algures e que não se havia perdido. Um dia destes a "dar volta" a coisas na casa da mãe descubro uma pasta de receitas antigas e lá estava a receita dos queques weeeeee dei voltas de contente e no fim de semana mais próximo (este) quisemos logo experimentar. 

Sorte que também tive um mini ajudante e que me fez lembrar os tempos na cozinha com a avó. Adorei!!! Mas adorei ainda mais quando depois de saídos do forno ele (o meu mini chef) me diz posso provar? What? só para perceberem o meu espanto ele não come bolos (tem 7 anos) mas nunca comeu nem tem vontade de experimentar bolos. 


claro, prontamente disse logo que sim, mas que tinham de arrefecer. Volto as costas e ele andava com um na mão a soprar para ver se arrefecia mais rápido ahahaahaha quando dou por mim já estava com um a meio e a partir daí foi um atrás do outro, quase não tinha tempo de tirar a fotografia para vocês.... Eu não sei mas.... ele gostou! Será que é a partir de hoje que se inicia nos bolos? ahahahh


O que vamos precisar:

3 Ovos
o peso dos três ovos inteiros de açúcar
o peso dos três ovos inteiros de farinha (usei Doves Farm Self Raising)
o peso dos três ovos inteiros de manteiga (não margarina)
1 colher de chá de fermento 
1 ovo a mais

Mãos na massa:

Bater a manteiga com o açúcar ate se forme um creme branco. De seguida adicionar as gemas uma a uma dos 4 ovos e bater mais um pouco. Por ultimo envolver a farinha com o fermento e depois as claras batidas em castelo.

Separar as forminhas de papel e verter a massa nas forminhas até meio, ou com a ajuda de uma colher ou com saco de pasteleiro. 
Levar a forno pré aquecido a 180ºC. Como tinha formas medias e outras mini, o tempo de cozedura depende desse tamanho, levei para as mini formas 10 mim e as medias entre 15 a 20 min. Atenção que os fornos são muito diferentes uns dos outros, antes de os tirarem do forno façam sempre o teste do palito.

*Bj sem espiga e espero que gostem de os fazer com os vossos mini chef´s e de os comer também. 

Sem comentários:

Enviar um comentário