terça-feira, dezembro 27, 2016

Bolo Rainha Saudável sem gluten

Olá meus queridos leitores celiacos espero que o Natal tenha corrido bem, junto da família e com saúde (o mais importante). Muitos docinhos sem gluten?

Por aqui recebemos a família cá em casa (daí a minha ausência) mesa posta e decorada, bacalhau com couves como manda a tradição e alguns docinhos sem gluten, na mesa da consoada, rabanadas, sonhos com calda de anis, bolo húmido de chila (regado com calda de ameixas de Elvas), azevias rápidas com recheio de grão, arroz doce, entre outros como cheesecake, mousse de chocolate, mousse de bolacha (obrigatório em todas as mesas de festa, a pedido do mano)! Muita azáfama, mas de coração cheio! E com a barriguinha consoladinha também!

Apesar destes doces todos ainda me faltava um! O bolo Rainha, claro que tinha de ser sem gluten! Mas se fosse também sem açúcar melhor ainda! Um bolo Rainha mais saudável seria fantástico! Procurei na Internet uma receita que me enchesse o olho, e não é que a creme de avelãs tinha esta receita? Não procurei mais, claro! 
Este foi o meu Bolo Rainha, sem glúten, sem açúcar e sem lactose. Obrigada Creme de Avelãs, ficou perfeito! Tanto de sabor como de textura. 





O que vamos precisar:
100ml de água
11 g de fermento de padeiro seco (usei da Schar)
200g de farinha de aveia (usei da Bauck Hof)
150g de farinha de trigo sarraceno (usei da Bauck Hof)
100g de polvilho doce
Raspa de 1 laranja
1 pitada generosa de sal
3 ovos
100ml de leite (pode ser vegetal ou sem lactose)
100 g de mel
25g de oleo de coco
Frutos secos q.b
1 gema de ovo ou geleia (para pincelar)


Preparação:
| Aquecer a água até ficar morna ao toque (mas sem que queime). Juntar o fermento e deixar a mistura repousar por 10 minutos.
| Num recipiente grande, colocar as farinhas de aveia e trigo sarraceno, o polvilho doce, a raspa de laranja e o sal e misturar bem.
| Adicionar ao preparado anterior os ovos, o leite, o mel, o óleo de coco derretido e a mistura anterior de fermento, envolvendo tudo a cada adição.
| Transferir a mistura para uma bancada enfarinhada (com qualquer uma das farinhas anteriores) e amassar bem, juntando mais farinha se necessário para que não se cole às mãos (mas não juntem demasiada, o resultado pode ficar seco).
| Formar uma bola com a massa, colocá-la num recipiente limpo, cobri-la com um pano e deixá-la a levedar durante 30 minutos num local quente (coloquei no forno pré-aquecido a 50 graus e desligado).
| Após este tempo, voltar a transferir a massa para a bancada e amassar novamente uns minutos. Envolver depois os frutos secos, dar à massa uma forma de coroa e colocá-la num tabuleiro forrado com papel vegetal (podem colocar uma lata também forrada para que o buraco não feche quando a massa crescer).
| Deixar a massa a levedar mais uma hora num local quente (coloquei novamente no forno).
| Pincelar o bolo com a gema diluída em água ou um pouco de geleia e levá-lo ao forno pré-aquecido a 180 graus durante cerca de 25 minutos.
| Retirar e pincelar com mel (se pretendido).

Sem comentários:

Enviar um comentário