sexta-feira, agosto 08, 2014

Quiche de espinafres sem gluten

Agosto é tempo de ferias, tempo de praia, tempo de descanso e de estar sem fazer nada!
Apetece ter tudo pronto e à distancia de um braço esticado - não muito vá.
Esta quiche rápida e fácil de fazer é ótima para ir "picando", quando há mais gente por casa, ou para fins de semana. Para jantares mais simples, esta quiche acompanhada de uma salada fresca funciona muito bem.



Com a base já pronta da Schar o modo de preparo é bem mais rápido só temos de garantir que fica bem fininha e esticadinha, para que o resultado seja perfeito.
Depois é juntar o que mais gostarmos e está pronta. 
Esta fiz assim:

O que vamos precisar:
1 base Schar de massa folhada
espinafres (usei uma barrinha congelada)
cogumelos Portobelo
bacon ou fiambre
2+3 dentes de alho 
azeite 
sal 
2 ovos
1 pacote de natas

Mãos na massa:
pré aquecer o forno a 180ºC.

(1) Preparar a massa 
Para que seja mais fácil estender a massa, retirem -na do congelador e um tempo depois coloquem-na uns minutos (poucos) no microondas. 
Desenrolem a massa deixando o papel, onde vem enrolada, por baixo. Coloquem uma folha de papel vegetal, por cima da massa.
Com a massa entre dois papeis torna-se bem mais simples o processo de estender. O rolo desliza melhor e conseguem virar a vossa massa sem agarrar nem ao rolo nem à bancada. Estendam o maximo que conseguirem, até ficar fininha e capaz de forrar a V. tarteira.

Forrem a tarteira, para ir ao forno. Ajustem a massa em todos os cantinhos e não deixem que se rasgue. Se rasgar remendem com outro pouquinho de massa.
Com a ajuda de um garfo piquem a massa e levem ao forno, para lhe dar uma pré-cozedura, enquanto preparam o recheio.

(2) Para o recheio:
Numa frigideira alourar 3 dentes de alho, esmagados, num pouco de azeite e pimenta q.b. 
Assim que os espinafres descongelarem (para acelerar o processo de descongelação, coloco-os numa tacinha com um pouquinho de agua e levo ao microondas) retirem-lhe o excesso de agua e passem-nos na frigideira. Deixem alourar para que recebam o gostinho do alho e do azeite.

(3) Numa outra frigideira coloquem de novo um pouco de azeite e 2 dentes de alho, bem picadinhos, refoguem as tirinhas de bacon, juntem cogumelos partidos em quartos ou em fatias. Por fim adicionem os espinafres (não se esqueçam de retirar os alhos esmagados).

(4) Num recipiente batam os ovos e juntem um pacote de natas. Acrescentem um pouco de sal, mas cuidado que o bacon já por si é salgado.

5) Retirem a massa do forno disponham o recheio por cima e vertam a mistura de natas e ovo.Voltem a colocar no forno até estar cozida, façam o teste do palito. 

Não a costumo fazer muitas vezes, mas meus amigos quando a faço desaparece num abrir e fechar de olhos. Experimentem ...


Bom fim de semana
*Bj sem espiga

Sem comentários:

Enviar um comentário