sábado, agosto 16, 2014

O que levar para a praia? saudável e sem glúten

Os dias têm estado preguiçosos por estas bandas. 

Mesmo com as temperaturas não muito altas e o vento que se faz sentir a meio da tarde, só apetece ir para a praia, afinal as férias de verão só fazem sentido com uns diazinhos de praia. Sabe tão bem...
Mas então o que comer na praia?
As tentações são muitas e quando se é celiaco pensa-se que ainda é mais difícil. Enganam-se os que acham isso.

O melhor e mais saudável é levar alguns truques de casa, sem glúten, para quando a fome aperta, para além de ser melhor é bem mais seguro do que comer qualquer coisa na esplanada mais próxima. Nunca se sabe o que pode acontecer e nestes locais é muito provável que a contaminação cruzada esteja à espreita.

Existem tantas alternativas que podemos levar em vez da tradicional sandes, que tantas vezes faz inchar a barriga deixando-nos desconfortáveis e isso é tudo o que não queremos num grande dia de praia.

Aqui ficam algumas dicas:

-Tomate: há quem os leve inteiros ou ás fatias, eu gosto de levar estes que são bem portáteis e biológicos, produção caseira. Estes são bem docinhos cheios de fibra e de antioxidantes, ideais para uma exposição ao sol.


- Cenouras cruas - gosto de as levar já descascadas e partidas em tirinhas numa caixinha, já prontas a trincar;) A cenoura tem a vantagem de nos ajudar a saciar a fome dando-nos a sensação de "cheios", para além disso ajuda-nos a conquistar um bronzeado mais bonito.


- Fruta: levar pelo menos uma peça de fruta. Eu costumo levar já arranjadinha de casa, em cubinhos como o melão, pêra, manga, melancia bem fresquinha ou em pauzinhos como as uvas, mirtilos...
Melão e Melancia são do melhor conseguem ser doces, nutritivas, carregadinhas de agua (quase 90%) e muito refrescantes ajundando-nos a proteger a pele contra o sol.




Já sei que me vão dizer que, não ficam bem só com fruta, ok, ok! Levamos mais alguma coisa parecido com pão. 

- o ideal é não comer muito pão, o que faço é levar Wraps (da Schar) ideias para encher com vegetais, atum, ovo cozido, frango o que mais gostarem. Deixo algumas sugestões:

passo 1) Aqueço metades de Wraps, na tostadeira (pouco tempo, se não ficam demasiado rijos). quando frios, barro 1/4 do Wrap com um pouco de queijo creme philadelphia sem glúten. 

Sugestão i) Abro uma lata de atum e pico um pouco de coentros| "esmago" e misturo bem com um garfo| tempero com um pouco de vinagre balsâmico, a quantidade que quero. Coloco a mistura sobre a philadelphia e por cima rodelinhas de tomate. 



Sugestão ii)  Para quem não gosta de atum, repetir o passo 1). Colocar sobre a philadelphia, uma camada de rucula, umas rodelas de tomate e uma fatia fininha de presunto, ou rodelas de ovo cozido, ou até os restos de frango que ficaram de sobra.
Ficam deliciosos, não consigo comer só um triângulo, apetece-me logo outro...

- ÁGUA ou sumos naturais - não se esqueçam de beber muita agua. A melhor forma de se manterem hidratados. Se preferirem em vez de levarem a fruta em cubinhos, reduzam-na a sumo e congelem. Assim mantém-se conservada e fresca, por mais tempo.

Et voilá! A "merenda" está pronta não se esqueçam de levar um bom protector solar e um chapéu para proteger bem a pele, cabelos e rosto.

*bj sem espiga e boa praia


Sem comentários:

Enviar um comentário