quarta-feira, maio 07, 2014

Grãos e Farinhas sem Glúten - Farinha Teff

E mais uma boa noticia.
Fui desafiada a colaborar com o grupo VIVA SEM GLÚTEN PORTUGAL, nas Newsletter´s que publicam mensalmente, on-line. 

Nesta revista são trocadas experiências e vivências de quem é celiaco há muito tempo, ou de quem só agora conhece de perto esta doença. Algumas sugestões culinárias, informações sobre a doença e a dieta, TOTALMENTE isenta de glúten...e a partir de agora estarei na rubrica Grãos e Farinhas sem Glúten, todos os meses com uma farinha diferente.

Este mês de Maio falei da farinha Teff, já conhecem? 



Teff?
é um cereal, sem glúten, proveniente da Eritreia e Etiópia e usado na culinária deste povo, para confecção de um tipo de pão tradicional, semelhante a uma tortilha- Ingera . Apesar da sua pequena dimensão, as suas boas características não passam despercebidas e muitos já o consideram como um Super alimento.
Este cereal, embora seja caracterizado por ser o grão mais pequeno do mundo, pois mede menos de um milímetro de diâmetro, a sua concentração de nutrientes é bastante elevada e variada. Apresenta-se com colorações que vão desde o branco ao vermelho escuro, sendo que os grãos mais claros possuem um sabor mais suave, mas igualmente nutritivos.

Quais os benefícios para a saúde?
O grão de teff tem uma concentração forte em: cálcio, ferro, cobre, alumínio, bário, fósforo e vitamina. É rico em carboidratos e a sua composição de ferro é facilmente absorvida pelo organismo. Tef estimula a flora intestinal e não contem glúten, por isso, celíacos, podem ficar descansados com este cereal e incorpora-lo na DIG. É também muito apreciado por diabéticos, pois ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue, e o seu conteúdo nutricional e enérgico leva a que seja tambem procurado por atletas. Só para terem uma noção, este cereal, apresenta o dobro do ferro quando comparado com o trigo e a cevada, em quantidades idênticas.

O que podemos cozinhar com teff?
Os produtos feitos com farinha teff constituem uma saborosa e saudável alternativa sem glúten, às farinhas que estamos habituados.
O grão pode ser simplesmente cozido, bastando juntar a meia chávena de teff, 2 chávenas de água e uma pitada de sal. e deixar cozer até absorver a água (15 a 20min).
Quando reduzido a farinha, apresenta excelentes propriedades de panificação permitindo saborosos produtos com uma textura flexível e elástica.
Esta farinha revela-se particularmente versátil, sendo assim uma boa base para uma vasta selecção de deliciosos produtos de padaria, lanches, massas e panquecas.
Como os grãos são tão pequenos, é impossível separá-los da sua casca, pelo que a farinha contém as sementes e a casca, fazendo com que que a farinha tenha uma cor mais escura.
É geralmente usada para confeccionar bolos e pão, por ser parecido ao trigo, mas o seu sabor adocicado e a sua coloração torna-a óptima também para bolos de chocolate, brownie´s, waffles e panquecas naqueles pequenos-almoços de sábado, com mais tempo, quando usada em quantidades entre 25%a50% da farinha usada na receita original.
Teff é também adequado para se usar como um espessante em sopas e molhos.

Onde encontrar?
Actualmente as lojas Celeiro já têm á venda farinha teff, da marca Bauckhof, em saquinhos de 400gr.

Deixo aqui o link, do grupo aberto via facebook, para verem todo o conteúdo da Newsletter de Maio. Vale a pena ver o excelente trabalho de quem, todos os meses, se organiza e se empenha para divulgar boa informação, contribuindo e ajudando a criar uma melhor  "ligação" com a Doença Celiaca.




2 comentários: