sábado, fevereiro 08, 2014

As pessoas + próximas e a DC

Descobriste que és celiaco? e agora? post VI

É importante que as pessoas que nos são próximas entendam e percebam a nossa condição. Eu tenho a sorte de ter uns amigos espectaculares, que seguem à risca receitas sem glúten, compram os meus produtos quando me convidam para jantar e todos comemos juntos e igual. Seguem as regras, e quando têm duvidas, telefonam-me a perguntar, antes de lá chegar! Querem ter tudo pronto, continuo a ser uma princesa ;) !

Hoje já não moro sozinha, o mais-que-tudo, é o meu apoio a 100%! Aos poucos foi experimentando as minhas receitas e dizendo que era igual, assumindo comer sem glúten, cá em casa! Hoje procura e dá sugestões de receitas sem glúten, cozinhamos juntos e sem riscos de contaminação cruzada, não existem migalhas de glúten na toalha do pequeno-almoço! Não existem utensílios diferentes, não existem tábuas de cortar pão diferentes ou 2 torradeiras (quer dizer ainda há 2, mas a dele já está de lado, literalmente). 
Apoia-me e dá-me força nos momentos mais difíceis. Hoje, em conversas à mesa, já é ele que prontamente responde que tem glúten e que não posso…ou que explica, e bem, esta condição, a alguém. A lição ficou bem aprendida! 

Para além das pessoas que te rodeiam, que até te entendem, mas que não têm DC, vais querer conhecer pessoas como tu! Vais querer saber mais sobre a doença e sobre a dieta que assumiste para a Vida. Vais querer falar com pessoas iguais a ti, que partilhem informações entre vocês, que vos tirem dúvidas e que vos dêem ideias, sugestões, que vos oiçam. No fundo pessoas com DC ou com sensibilidade ao glúten. 

Pelo menos, a mim, foi o que me apeteceu, há 10 anos atrás, mas não tive a sorte de conhecer uma pessoa igual, parece impossível mas é verdade. Nessa altura a informação era escassa, não tive qualquer tipo de ajuda a não ser médica em consultas que aconteciam de vez em quando. Tudo o que pesquisava era pouco. Passados dez anos não sei tudo, ainda há muito que aprender relacionado com o glúten, mas é bem mais fácil a troca de experiências e vivências. Hoje em dia, já existem associações, fóruns, e comunidades online, que nos dão o apoio que necessitamos e ainda servem para estabelecer contactos e até quem sabe desenvolver amizades.

Descubram o vosso:

Esta é a associação de celíacos , em Portugal. É a voz dos CELIACOS. Poderás seguir no site ou via facebook. Trata-se de uma associação dedicada à prestação de serviços e apoio à doença celíaca através de programas de informação, consciencialização, educação e apoio. Com a missão de Melhorar a qualidade de vida das pessoas que necessitam de uma dieta permanente sem glúten e incentivar e apoiar a investigação no sentido de uma cura ou formas éticas de tratamento.
A partilha de informação, entre sócios e não sócios, a troca de experiências em workshops, os eventos organizados como este, que já falei aqui, as ofertas de vantagens e descontos são alguns dos apoios para os sócios.


Grupo fechado, via facebook, que tem como objectivo a partilha de informação e experiências sobre a realização de uma dieta sem glúten, seja por doença celíaca, sensibilidade não celíaca ao glúten ou por ter um familiar ou amigo que a pratique. A partilha de experiências e vivências, entre os membros deste grupo é constante e as administradoras estão de parabéns, o grupo torna-se activo e os membros participativos graças a elas, sempre presentes para esclarecer duvidas e prestar algum auxilio de ultima hora!
Este grupo lança, mensalmente, uma Newsletter, disponível a todos, com informações sobre a DC, dicas, novidades, actividades decorridas entre os membros do grupo, e entrevistas com a participação de alguns membros.


Este, 500.000 Recetas para Celiacos, é também um grupo fechado via facebook, espanhol, em que a troca de experiências, receitas e produtos sem glúten é uma constante. 

E como este existem outros , percam um bocadinho de tempo e descubram o vosso. É sempre bom conhecer novos sítios online, lembrem-se que a partilha de informação é benéfica e ajuda-nos também a divulgar a informação, se conhecerem mais algum apitem!

E amanhã, ultimo post, "descobriste que és celiaco? e agora?", vamos ás compras!!

Bom Sábado, aproveitem que está de chuva e façam um bolinho sem glúten! se sair mal à primeira, aproveitem-no e misturem com iogurte e fruta, não o desperdicem. À segunda sairá melhor ;) insistam!
*bj sem espiga

Sem comentários:

Enviar um comentário