terça-feira, julho 09, 2013

Salada fresca de Quinoa e Avelãs Sem glúten

Julho é mês da fruta de verão, de bebidas fresquinhas, de gelados, de concertos, de chapéus e boas saladas. Com este calor é o que apetece, comida mais leve, fresca e saudável.
Hoje decidi partilhar aqui o jantarinho. Uma salada com grãos de quinoa vermelha bem fresca, com ingredientes saudáveis que eu adoro.


A quinoa é um dos alimentos mais completos do mundo, não contem glúten e está disponível em grão - otima para usar em refogados e excelente como base para saladas, ou em farinha - usada para confeccionar pão e bolos.  
A quinoa é muito rica em ferro, fosforo, cálcio e em fibras, alias por essa razão o consumo de quinoa ajuda a aumentar a sensação de saciedade durante as refeições, melhora o funcionamento intestinal e favorece no controle dos níveis de colesterol. Mas atenção; quanto a calorias cerca de 100g têm 353Kcal.
Escolhi quinoa vermelha, para dar uma aparência mais colorida à salada.

Ingredientes para a salada:
1 Saco de Rúcula bem lavado
3/4 de chávena de chá de Quinoa vermelha
Uvas secas a gosto
Avelãs a gosto
Espargos "bébés" a gosto
1 colher de chá de mel

Ingredientes para o vinagrete de limão:
Sumo de ½ Laranja
Sumo de 1 limão
1 Pitada de alho em pó - ou 1 dente de alho bem picadinho 
1 Colher de chá de pimenta
1 Colher de chá de sal
¼ Copo de azeite
Agitem bem e vertam por cima da salada.



Mãos na massa:
Cozer a quinoa em água cerca de 10 a 15 minutos, em lume baixo (dobro da água para a quantidade de quinoa). Depois de ferver temperar com sal e pimenta, e deixar cozer. Gosto dela al dente, mas podem-na deixar cozer mais tempo. Deixar arrefecer ao mesmo tempo que vai absorvendo a a água que restou. Numa frigideira, alourar os espargos com um fio de azeite e juntar as avelãs e as uvas secas. Após alourar, adicionar uma colher de chá de mel envolvendo tudo. Deixar arrefecer.


À parte, num frasco com tampa, fazer o vinagrete e agitar muito bem. 
Reservar por uns minutos.




Podemos começar a compor a salada. Envolver a rúcula e a quinoa e juntar o vinagrete. Adicionar a mistura de avelãs, uvas secas e espargos (reservar alguns para decorar) envolver tudo muito bem.


Serve-se bem fria.
Bom apetite. 
*Bj sem espiga

Sem comentários:

Enviar um comentário